domingo, 24 de maio de 2015

O Lado Serrano de Paraty!

    A primeira vez que fui à Paraty com o Alessandro, faltavam dois meses para o nosso casamento. Os nervos estavam “a flor da pele”, cansaço, falta de grana... todas as coisas estressantes pré núpcias. Até que uma amiga, nos deu de presente um fim de semana em Paraty.
    Mesmo com pouca grana, adoramos o presente e colocamos o pé na estrada! Como na música dos meninos do Forfun, “mesmo sem nenhum real, vamos ser felizes no final”.




    A localização da pousada não poderia ser outra para aquele momento de nossas vidas. Um chalé na direção de Paraty-Cunha com direito a barulho de cachoeira, um cão “guia” carismático, muito verde, frio e café da manhã colonial. Ficamos na pousada Canto do Curió! Ai que saudade!





    Paraty possui uma variedade de atrações surpreendentes, cachoeiras, praias, trilhas, história, literatura, alambiques, tribos indígenas, caiçaras, trilhas, entre outras coisas. Por isso falarei de Paraty em partes! Dessa vez explorarei a cidade sentido Cunha, que é uma parte na Serra de Bocaina.
    A Estrada Paraty-Cunha fica localizada ao lado oposto ao Centro Histórico de Paraty, quem chega de São Paulo pela Rio x Santos, a entrada fica ao lado esquerdo, quem vai do Rio, assim que chega na rotatória para entrar em Paraty, deve seguir pela direita, conforme no mapa!



Vamos as atrações...

    Conhecemos duas cachoeiras, um alambique e uma fazenda incrível do séc. XVII, a Fazenda Murycana.

Cachoeira do Tobogã ou da Penha
    Cachoeira de fácil acesso de carro, possui uma igreja católica e o que chama a atenção dos
Turistas é a parede de pedras onde a água desce, formando uma espécie de tobogã, a piscina que se forma no fim é encantadora, água bem transparente, que é possível até ver peixinhos, o sol refletindo na água forma um lindo cenário, não tomamos banho devido ao frio.




Cachoeira Poço do Tarzan
    Há 100 metros da cachoeira do Tobogã, o Poço do Tarzan é um lugar calmo e extremamente relaxante. No local existe um ponte que é possível atravessar a cachoeira e comer alguma coisa na lanchonete, desfrutando o ar, a água e tudo o que a natureza oferece na região.





Alambique Engenho D’Ouro
    Antes de chegar nas cachoeiras conhecemos um Alambique muito interessante, o Alambique Engenho D’Ouro, esse nome é em homenagem a região, que fazia parte do trajeto de comercialização durante o ciclo do ouro e do café no Brasil. No alambique é possível conhecer todo o processo de produção da cachaça, além dos diversos sabores, inclusive para degustação. Alessandro, meu marido, adorou essa parte!






Fazenda Murycana
    Me sinto privilegiada em ter conhecido a Fazenda Murycana, o local foi construído ainda no Séc. XVII e fazia parte da distribuição do Ouro e do café na região, antes de chegar ao porto de Paraty e ser exportado para outros lugares. Naquela época a fazenda era conhecida como “Três Fazendas”. Quando chegamos pagamos um taxa de R$ 5,00 para entrar e conhecer o local que também possui um alambique, um mini museu com objetos e armas usadas na fazenda desde quando foi construída, ruínas de senzalas entre outras coisas bem interessantes. Uma amiga visitou Paraty depois de nós e não conseguiu conhecer a Fazenda Murycana, segundo os moradores, o local foi vendido para a Rede Globo.





    Além desses lugares, a Estrada Paraty-Cunha possui outros atrativos como o Poço do Inglês e a Cachoeira da Pedra Branca. Quem estiver precisando de sossego, paz e tranquilidade, pode arrumar a mala e pegar a estrada, Paraty vai te renovar!



Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Que acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!

domingo, 17 de maio de 2015

Arraial do Cabo – O Caribe no Rio de Janeiro.

    Logo ali na chamada “Região dos Lagos” no Rio de Janeiro, fica Arraial do Cabo!
Um lugar deslumbrante e muitas vezes vendido como “Búzios”.

Pontal do Atalaia

    Arraial possui praias incríveis, de águas quase que congelantes (Ok, exagerei!) mas as águas são de fato, bem frias. Uma fauna marinha perceptível até mesmo para quem está fora da água, tartarugas e peixes aparecem o tempo todo na superfície do mar.
    Quem chega na cidade, avista logo a Prainha, praia com extensão de areia curta, muitos bares e banana boat, por lá é possível alugar apartamentos, casas, flats com preços bem acessíveis.
    Logo depois vem a praia dos Anjos, essa praia não é muito boa para banho, mas o calçadão é bem legal, além disso, no canto esquerdo da praia, fica um pier de onde saem os diversos passeios de barcos incríveis, alguns até com caipirinha, refrigerante e água inclusos no pacote. Os passeios fazem um tour por todas as praias de Arraial, não são caros e geralmente são bem divertidos.
    Ainda no final da Praia dos Anjos fica a trilha para a Praia do Forno, talvez a mais badalada de Arraial do Cabo. Em uma trilha bem leve, que dura cerca de 20 minutos, você assiste duas paisagens perfeitas: O píer de Arraial e a praia do Forno vista do alto.

Trilha para a Praia do Forno - Vista para o Pier

Trilha para a Praia do Forno - Vista para a Praia
    A praia do Forno durante os feriados fica bem cheia, mas em fins de semanas normais é possível encontrar a praia um pouco mais vazia, nessa praia você encontra serviço de aluguel de Snorkel, máscaras de mergulho, caiaques, pranchas de Stand Up Paddle e até mesmo um restaurante flutuante.
    Mais pra frente, na Praia Grande é possível ver um lindo pôr do sol, mas corram, cheguem um pouco cedo porque a experiência que tivemos foi:
    - O pôr do sol será daqui uns dez minutos, podem ficar tranquilos!

    Acredito que a pessoa tenha contado o tempo errado, praticamente perdemos o sol se pôr enquanto estacionávamos o carro. Por via das dúvidas, chegue um pouco cedo para não perde o lindo espetáculo.

Pôr do sol da Praia Grande

    Existe um lugar em Arraial que nem todos os turistas conhecem, nem todos conseguem chegar de carro, esse lugar chama-se Pontal do Atalaia, não existe segredo para chegar, quem quiser conhecer, é só pedir informações na Praia Grande, o Pontal fica logo depois!

    A Praia do Pontal do Atalaia é simplesmente linda, quando disse que as pessoas vendiam Arraial como Búzios, quis dizer que os passeios de barco que são vendidos em Búzios, na grande maioria vão para o Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo. Água transparente, fria e areia branca, um morro de areia com serviço de “esquibunda” e uns dois comerciantes de bebidas, além do mar a Praia do Pontal do Atalaia possui umas rochas lindas, grutas que fazem o cenário perfeito para fotos incríveis!


Praia do Pontal do Atalaia
Praia do Pontal do Atalaia

    E por último, a mais linda de todas, a mais impecável e surpreendente: Tcharaaaaaam...
    A praia do Farol!

    Nessa praia você percebe o quanto Deus fez tudo perfeito e maravilhoso, mas nós, humanos, estragamos quase tudo, o pouco que resta precisa ser guardado e preservado.

Praia do Farol

    A praia do Farol é preservada pela Marinha do Brasil, a visita só pode ser através de passeios de barcos, o visitante inclusive, não pode pular do barco, apenas descer civilizadamente, coisa que eu e Alessandro não fizemos, a cada parada que o barco dava, pulávamos como duas crianças em um parque aquático, na Praia do Farol, ou da Marinha como é chamada, levamos bronca do barqueiro! (Ai que vergonha!).

Quanto aos serviços...

    Em questão de hospedagem, Arraial é bem diversificado, a cidade possui camping, pousada, hotel, casas, apartamentos e suítes para alugar.

    Quanto aos restaurantes, a cidade ainda tem muito o que melhorar! Não existe muitas variedades e lugares bons, os restaurantes são bem simples e não há muita variedade. Se você estiver de carro, indico dar um pulo em Cabo Frio para jantar, lá você encontrará diversos estabelecimentos legais e muitos deles, conhecidos.

    Para quem gosta de mergulho com cilindros Arraial é ideal! A cidade pode não ter muitos restaurantes, mas quando se trata de mergulho, existem estabelecimentos para dar e vender. É só você pesquisar e encontrar a opção que mais lhe agrade.

    Arraial do Cabo é na minha opinião, uma das melhores cidades quando se diz respeito às praia e passeios na região dos lagos, óbvio que Búzios e Cabo Frio também são ótimos, falarei em outros posts sobre eles, mas #Ficaadica sobre Arraial. Vale a pena conhecer, mergulhar e explorar.

Praia  Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo.


Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Que acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!


domingo, 10 de maio de 2015

Rio Grande do Norte!

"Minha vida é andar por este país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei"

GONZAGA, Luiz. A vida do Viajante. 1981.

    O nordeste de Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Elba Ramalho é também o nordeste da minha família.
    Lugar rico em cultura, artes e natureza, lugar de gente forte e sonhadora, lugar de guerreiros vencedores que pude visitar esse mês, pouco conheci, ainda há muito o que explorar. A vontade de voltar, é de matar!
    Histórias para dar e vender, belas praias, águas mornas, aventura e muitas recordações para ficar memória.

Fiz um vídeo contando o que fiz no Rio Grande do Norte durante 5 dias.



domingo, 3 de maio de 2015

LUA DE MEL: Dicas e Roteiros.

Olá Viajantes, noivos e noivas!

    O post de hoje foi um pedido da Tereza, da Yes, Yes Noivas, sobre roteiros de lua de mel.
    Falar sobre lua de mel não é algo fácil! Essa parte do casamento depende da prioridade de cada casal. Sou casada há dois anos e quando preparamos o casamento, nossa prioridade era a casa que estava sendo construída, depois a festa de casamento e por último a lua de mel, afinal, depois do casamento teríamos bastante tempo para viajar.



    Quando a casa estava pronta e a festa paga, estávamos com pouco dinheiro para investir em uma fabulosa lua de mel, o que nos salvou foi um pacote de três dias em Visconde de Mauá em um site de compra coletiva. A pousada não foi lá essas coisas, mas o lugar (que eu já falei aqui no blog) e a nossa vibe era tão boa, que nossa lua de mel foi inesquecível.



5 dicas fundamentais sobre a lua de mel:

- Escolha um lugar desconhecido pelo casal, assim, vocês poderão explorar e conhecer juntos. Uma espécie de parceria.

- O local escolhido deverá ser um que ambos curtam. Se o casal é praiano, escolham um local de praia, se gostam de montanha, a melhor opção é a serra. Se cada um gosta de uma coisa diferente do outro, nada melhor que uma boa conversa, um lugar com serra e mar, como Paraty, vai satisfazer os dois.

- Usar o dinheiro da gravata na lua de mel é uma excelente opção para fazer passeios e explorar a culinária dos lugares

-  Se vocês se amam, se adoram e querem viver o resto da vida juntos, isso é lindo. Mas nada de agarramentos e intimidades o tempo todo em lugares públicos, deixem que as coisas esquentem dentro do quarto, ninguém precisa perceber que você está em lua de mel.

- A lua de mel é um momento à dois, portanto, nada de celular, e-mail, redes sociais. Esse momento é do casal, aproveitem para se conhecer mais, saber quais os pratos preferidos, quais as manias mais estranhas...



Onde passar lua de mel?

Como disse no início da matéria, falar de lua de mel é muito complicado, cada um tem um gosto, tem uma prioridade, tem mais grana, tem menos grana... enfim!
Listei aqui 10 lugares que julgo interessantes para lua de mel, cinco deles são no Rio de Janeiro e cinco deles em outros estados brasileiros.

1- Gramado (RS) – Gente! Existe lugar mais fofo e romântico que Gramado? Frio, Fondue, lareira, luzes...

2- Búzios (RJ) – Para aquele casal que adora praia e badalação, Búzios é o lugar ideal para passar lua de mel, passeios de barcos, jipes, resorts e boates ficam logo ali na região dos lagos do Rio de Janeiro!

3- Bonito (MT) – Perfeito para aquele casal trilheiro, que ama a natureza, esportes radicais, piscinas naturais.

4- Penedo (RJ) – É um lugar bem “clichê” no Rio de Janeiro, boas pousadas, frio e muito comércio.

5- Natal (RN) – Muita praia e aventura e natureza, uma ótima opção pra quem está com pouca grana e os preços são ótimos!

6- Arraial do Cabo (RJ)– O famoso “caribe brasileiro” possui um pôr do sol incrível, uma extensa fauna marinha e mergulho com cilindros.

7- Fortaleza (CE) – A cultura e o calor nordestino é animador para qualquer casal, praias, parque aquático, mercados populares e teatros são os principais atrativos da cidade.

8- Paraty (RJ)– Praias e cachoeiras fazem parte do cenário de Paraty. Passeios de jipes, barcos, bicicletas e eventos culturais.

9- Porto Seguro (BA) – Praias, corais, mergulho, história e calor são características de Porto Seguro, além de belas paisagens românticas que ficam na memória do casal.

10- Petrópolis (RJ) – Há 1 hora e meia do Rio, o clima de Petrópolis encanta qualquer casal apaixonado, a cidade possui tanto atrativos que dá vontade de visitar de novo!

    Uma ótima opção é a compra de pacotes em sites de compras coletivas, mas é preciso muito cuidado na hora de escolher o hotel, fique sempre atento as avaliações e notas que os estabelecimentos recebem de sites como o Booking.com e o TripAdvisor!


Gostou do post? Curta, compartilha, indique para seus amigos.
Mande suas sugestões, dicas e dúvidas!

Curta Laís Viaja no Facebook e siga as fotos no Instagram @laisviaja

Beijos!