sábado, 25 de junho de 2016

Anarriê! Festas Caipiras + Food Trucks Pelo Rio

Pula fogueira iaiá, pula fogueira ioiô!

Preparem as blusas quadriculadas e os chapéus de palhas, as festas caipiras na cidade do Rio já começaram!

Arraiá Bangu Shopping - 2016


Não é como Campina Grande, mas os arraiás espalhados pela cidade não deixam a desejar. Desde bandeirinhas à pescaria, forró, cores e alegria, além de competições de danças quadrilhas fazem parte de diversas festas. A grande novidade esse ano é a participação de food trucks compondo o quesito comidas típicas (ou não!). Hambúrguers e cervejas artesanais, comida alemã, árabe, italiana, nordestina e uma variedade de doces que deixam qualquer um com água na boca.

Arraiá Bangu Shopping - 2016

Nesse fim de semana aconteceu o Arraiá do Bangu Shopping com uma programação de entretenimento para todas as idades. O casal Diego e Bárbara foi conferir o evento com sua filha Isabela. Para o chefe de cozinha Diego, a novidade dos food trucks em festas caipiras é muito boa, pois mistura as tradições e traz novos sabores. Bárbara achou os preços elevados, mas ressaltou que tudo o que consumiu estava muito bom, valendo o dinheiro pago. Seus preferidos foram a cerveja Noi, sabor Weiss do Barril Beer Truck e o espetinho de cordeiro com molho de Gorgonzola do El Gato, nos valores de R$ 10,00 e R$14,00, respectivamente.

Casal Diego e Bárbara e a filha Isabela

Grandes destaques no arraiá do Bangu Shopping foram o food truck Chicago Burguer e food cart Mania de Churros Gourmet. Ambos participaram pela terceira vez desse modelo de festa caipira. A simpatia e o atendimento do Chicago Burguer são excepcionais, não é a toa que as empresárias e donas Hanna e Áurea fazem sucesso. Há um ano com o food truck, as sócias informaram que é raro não trabalharem nos finais de semana, o investimento em food truck valeu tão a pena que além do truck, elas também abriram uma loja no bairro do Anil, a especialidade é a venda de hambúrguers artesanais acompanhados de batatas portuguesas ou onion rings (anéis de cebolas empanadas e fritas), segundo Hanna, em eventos como este, são vendidos em torno de 300 combos por dia, nesta sexta (24) às 21:00 todos os hambúrgueres esgotaram.

Hanna - Sócia do Food Truck Chicago Burguer e Churros do Food Cart Mania de Churros Gourmet

Já no food cart Mania de Churros Gourmet, a fila parecia nunca acabar, a variedade de recheios e coberturas chamaram a atenção do público. Breno e Suzana, donos da novidade, informaram que vendem em média 200 churros em dias de grande movimento.

Ambos os food trucks estarão presentes também no Arraiá do Shopping Sulacap, mas desse vez sem o truck ou o carro, mas em barraquinhas, esse arraiá será ainda mais tradicional.

Algumas das festas caipiras no Rio de Janeiro, possuem apresentações e competições de dança quadrilhas. Cristiano Moura, 33 anos, dança desde 1992. O auxiliar administrativo contou que logo após o carnaval começam as preparações, cerca de 70 pessoas fazem parte da dança, sua quadrilha é a Chuva de Prata e esse ano apresenta o tema lambada. Cristiano contou que a cada ano as quadrilhas ficam mais extintas devido a falta de incentivo cultural e valorização do poder público, que investe e promove mais o carnaval. Para ele, a festa caipira mais esperada é a do Shopping Nova América, na zona norte, onde ocorre a final do concurso de quadrilhas, o valor do prêmio é sempre voltado para o investimento feito para roupas, sapatos e adereços.

Segue abaixo um calendário de algumas das festas caipiras mais esperadas para o mês de Julho:

Clique na imagem para aumentar


E vale lembrar que balão, só se for de papel para enfeitar! ;)

Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Quer acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!


terça-feira, 21 de junho de 2016

Rapel na Pedra da Tartaruga + Trilha Perigoso

Uma das sensações mais legais que já vivi! É assim que defino minha primeira experiência de RAPEL!



Fui convidada pela minha amiga Maíra e super aceitei a proposta. A equipe organizadora foi a Cariocando Adventure e o rapel foi realizado na Pedra da Tartaruga (Barra de Guaratiba – RJ). A semana estava fria e “chuvosa”, aquelas que você não tem fé que o tempo vai melhorar, quebrei a cara!

Uma semana antes do rapel, fizemos pela primeira vez a trilha para a Praia do Perigoso, trilha de aproximadamente 45 minutos (de leve para moderada). A Praia do Perigoso faz parte do circuito das praias selvagens na Zona Oeste do Rio de Janeiro, são cinco praias que possuem acesso somente por trilhas (Perigoso, Búzios, Praia do Meio, Funda e Praia do inferno). A praia é maravilhosa, águas claras, muito verde e pessoas acampando. Pretendo fazer trilha para as cinco praias  em um dia e matéria sobre elas.



Vamos ao Rapel...

Para o Rapel faz-se necessário duas trilhas, a primeira até “quase” a praia do Perigoso e depois subida à pedra da Tartaruga, a equipe do Cariocando Adventure estipula um máximo de 20 pessoas para o rapel, cada pessoa tem direito a descer duas vezes.

No começo confesso que fiquei tensa, mas com a ajuda do Léo, suas instruções e apoio depois foi só alegria e gritos de gratidão!

A Pedra da Tartaruga possui uma vista maravilhosa, o dia estava lindo, ensolarado, mas com aquele ventinho de outono. Do pico é possível ver a Pedra da Gávea e o morro do Corcovado.

Fiz um vídeo contando como foi e mostrando exatamente como eu fiz meu primeiro (de muitos que virão) rapel!





Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Quer acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!





domingo, 12 de junho de 2016

LEVANDO MEUS PAIS PARA ACAMPAR


    Vocês já perceberam que eu adoro sair, passear, viajar. Não importa o lugar ou como o tempo esteja, sair de casa e conhecer o mundo é o que há! Infelizmente meu pai não pensa da mesma forma e por isso, poucas vezes saímos juntos, conto nos dedos os passeios que fiz com ele. Isso não significa que passei uma infância sem passear e viajar, sempre viajei com minha mãe, tias e amigas. Por mais que meu pai não curta, ele sempre financiou meus passeios e viagens antes da minha independência.

    Ano passado fiz a primeira viagem com ele para o nordeste (Veja aqui) esse ano com muita, mais muita insistência consegui convencê-lo de acampar comigo. Aniversário da minha mãe e bodas de 31 anos casados, a ocasião era perfeita para novas experiências!



    Após muitas pedidos e um pouco de chantagem emocional (eu sei que é feio, mas necessário nesse caso) meu pai aceitou acampar em Ilha Grande!!!
Essa viagem foi tão esperada por mim, que o fim de semana todo ficou frio e chuvoso, mas isso não atrapalhou absolutamente em nada nosso passeio.
    Minha mãe na casa dos cinquenta, pescou pela primeira vez e logo de cara um baiacu arara, peixe considerado médio para uma pesca de praia/pier. Eu peguei um cocoroca e devolvi ao mar (momento vergonha alheia).

    Além de pescar, para minha surpresa minha mãe pulou do pier de Palmas comigo, que emoção!




    Fiz um mini vlog mostrando como foi nossa viagem, peço desculpas antes de tudo, pois gravei os vídeos com o celular na posição “em pé” e por isso, a imagem ficou pequena. Particularmente achei que o vídeo ficou bem divertido, garante umas risadas!




    Acampamos no Camping Nascer do Sol na Praia de Palmas (Ilha Grande), não explorei o lugar nesse vídeo pois Palmas é um lugar muito especial e por isso farei um post contando nossas histórias, nossos amigos, os lugares que existem por lá...

    Sobre a viagem: Meu pai saiu de lá com vontade de voltar, a liberdade que ele sentiu é perceptível nos vídeos e nas fotos. E eu não preciso falar do quanto estou feliz e orgulhosa com tudo isso né?


Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Quer acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!




domingo, 5 de junho de 2016

Laís Viaja, pelo Rio! - Passaporte Cultural

Passaporte Cultural – Rio de Janeiro

Cristo Redentor? Pão de Açúcar? Essas atrações turísticas já estão clichês demais, o Rio de Janeiro possui infinitas atrações, não só turísticas como culturais. Se você mora no Rio, deve estar se perguntando “Laís Viaja, como viajar na sua própria cidade?” Eu te respondo da seguinte maneira: Viajar é algo muito mais amplo que parece, você pode viajar pegando um avião, um cruzeiro ou viajar no seu quarto lendo um livro, ou pode “viajar” no tempo através de museus e teatros da sua cidade.
Quando viajo, espero sempre conhecer novas pessoas e escutar suas histórias, além de desvendar os lugares. A cidade do Rio de Janeiro é um excelente lugar para se explorar e por isso falarei de vez em quando da cidade maravilhosa.



Ê ê ê ah! Peço paz para agitar,
Eu agora vou falar o que você quer escutar
Ê ê ê ê! Se liga que eu quero ver
O endereço dos bailes eu vou falar pra você!

Hoje irei falar do Passaporte Cultural que é uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro. O passaporte é um livreto com centenas de atrações espalhadas na cidade, onde os brasileiros usam como ingresso para entrada nos eventos, alguns possuem gratuidade e outros descontos. As atrações são separadas em seis categorias: Museus e Exposições; Teatro; Música; Bailes, Saraus e Eventos de Rua; Cinema; Livro, Biblioteca e Leitura. A promoção é válida até 30 de setembro de 2016. Todos os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil podem solicitar, gratuitamente.



Separei algumas atrações que julguei interessantes e você pode seguir (ou não) usando o passaporte:

Sítio Roberto Burle Marx 
Abriga, entre outros acervos, uma das mais importantes coleções de plantas vivas do mundo, com mais de 3.500 espécies (Gratuito)

Planetário do Rio - O Planetário localizado na Gávea, oferece de forma lúdica e dinâmica, um passeio pelos mistérios do Universo (50% de desconto)

Anti Nelson Rodrigues 
Na peça, a história do jovem rico e mulherengo Oswaldinho que tenta seduzir Joice, moça do subúrbio de Quintino. 

Diversas Apresentações – Escolha o dia e o local:
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (50% de Desconto)
Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha (Gratuito)
Lona Cultural Municipal Terra (Gratuito)
Lona Cultural Carlos Zéfiro (Gratuito)
Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró (Gratuito)
Arena Carioca Fernando Torres (Gratuito)

Mogli  
Espetáculo musical infantil baseado no famoso conto do menino lobo.
De 13 à 28 de Agosto no Imperator - Centro Cultural João Nogueira / Meier (Gratuito)

Madureira Cheia de Bossa 
Arena Carioca Fernando Torres (Parque Madureira) 
Um passeio teatral pela Bossa Nova, intercalando dramaturgia e música e reverenciando expoentes do gênero como Tom, Vinicius, João Gilberto e tantos outros. (Gratuito)

Apresentações:  26/06 - 10/07 - 14/08 - 04/09.

Orquestra Maré do Amanhã 
Teatro SESI Centro 
Dia 23 de agosto às 12h30.


50 anos de MPB 
A série musical inédita “50 anos de MPB – a Era dos Festivais” celebra o repertório que marcou a geração dos anos 1960, quando o Brasil revelou talentos como Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso e vários outros.
Centro Cultural Tom Jobim - Teatro Tom Jobim / Jardim Botânico (Com passaporte R$ 10,00)
Data: 12, 13 e 14/05/2016 às 19h30.  

Veja aqui a programação completa!


Como fazer seu passaporte:

Faça o seu cadastro e de preferência, busque o seu passaporte em um dos standes disponíveis, pois fiz o meu há 2 semanas e escolhi a opção de receber pelos Correios, ainda estou sem o meu passaporte.


Enquanto o meu não chega, ficarei por aqui planejando meus passeios, mas ansiosa para desvendar cada cantinho desse lugar.


Gostou do post? É só curtir!
Gostou muito do post? Que tal compartilhar com seu amigos?
Não gostou? Tem alguma crítica? Me envie seu comentário, ficarei feliz em ler sua opinião e melhorar o blog cada vez mais!
Quer acompanhar Laís Viaja? Muito fácil!

É só me seguir aqui no Google!
Curtir a página Laís Viaja no Facebook e seguir @laisviaja no Instagram!